Iniciamos nossa atuação com a caracterização e o diagnóstico dos sistemas naturais e, ao longo do tempo, ampliamos nosso trabalho para incluir a identificação, avaliação e monitoramento de impactos, além do planejamento ambiental e do uso dos recursos naturais, com assessoramento em processos de licenciamento.
Também desenvolvemos levantamentos de passivos ambientais, programas e planos institucionais voltados à gestão dos recursos naturais, assim como projetos de educação ambiental. Nosso objetivo é difundir conceitos de preservação, promover o tratamento adequado de materiais e resíduos e apoiar a implantação e a operacionalização de Centros de Referência.
Veja alguns de nossos projetos:
Interligação Elétrica do Madeira S/A (IE Madeira)
Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo
Serviços de fiscalização dos trabalhos na área ambiental (EIA/Rima e PBA) e na área fundiária do trecho III da LT, bem como a logística para a distribuição do EIA/Rima aos municípios envolvidos e para a organização das Audiências Públicas. Durante a etapa de obras, prestamos serviços de apoio à Negociação Fundiária para Instituição da Faixa de Servidão Administrativa e executamos os Programas de Gestão Ambiental, Comunicação Social, Educação Ambiental (envolvendo Diagnóstico Socioambiental Participativo), Educação Ambiental para os Trabalhadores, Apoio às Comunidades Quilombolas (envolvendo Diagnóstico Socioambiental Participativo), Levantamento de Cavidades Naturais Subterrâneas, Monitoramento de Flora e PBA Indígena. Executou também o Inventário Florestal das Variantes Votorantim e P85, bem como o Programa de Comunicação Social das Linhas de Eletrodo e dos Eletrodos de Terra de Rondônia e de São Paulo. O empreendimento obteve a licença ambiental de operação (LO) do Ibama.
2011 a 2015
Eletronorte Eletrobras
Porto Velho – RO
Elaboração de Relatório de Controle Ambiental (RCA), Plano de Controle Ambiental (PCA), Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e Efluentes (PGRCC-E), Inventário Florestal, Avaliação do Potencial Malarígeno, Programa Ambiental de Controle da Malária (PACM), Relatório e Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA e PAIPA), Gestão Ambiental, Supervisão Ambiental das obras e execução dos Programas Ambientais, com obtenção das licenças ambientais prévia (LP), de instalação (LI) e de operação (LO), além de Autorizações de Supressão de Vegetação (ASV), junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEDAM/RO), bem como a regularização dos empreendimentos junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), à Prefeitura Municipal de Porto Velho e demais órgãos e instituições intervenientes.
2022 a 2025
Governo do Estado do Rio de Janeiro / Concessionária Rio Barra (CRB)
Rio de Janeiro – RJ
Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e do Projeto Básico Ambiental (PBA), participação em audiências públicas e das obras de construção da linha 4 do Metrô da Cidade do Rio de Janeiro, com obtenção das licenças ambientais prévia (LP) e de instalação (LI) junto ao INEA. Execução dos programas ambientais de Responsabilidade Social, de Educação Ambiental e de Proteção ao Patrimônio Cultural, bem como de serviços de apoio à regularização fundiária, trecho Barra/Gávea.
2010 a 2016
Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (EMUSA)
Rio de Janeiro – RJ
Elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório Ambiental de Meio Ambiente (EIA/Rima) e do Projeto Básico Ambiental (PBA), com participação em audiência pública e obtenção das licenças ambientais prévia (LP) e de instalação (LI) junto ao INEA.
Região Oceânica e bairro de Charitas, em Niterói – RJ
2013 a 2015
Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR)
Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte
Elaboração de Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (EIA/Rima) e do Projeto Básico Ambiental (PBA), em parceria com outras empresas, sendo responsável pelos estudos do Meio Socioeconômico, com participação em audiências e reuniões públicas e obtenção das licenças ambientais prévia (LP) e de instalação (LI) junto ao Ibama.
2001 a 2005
Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE)
Rio de Janeiro – RJ
Elaboração de Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (EIA/Rima) e do Projeto Básico Ambiental (PBA), com participação em audiência pública e obtenção das licenças prévia (LP) e de instalação (LI) junto ao INEA. Elaboração de modelagens matemáticas para previsão de impactos de alagamento de áreas e de melhoria da qualidade das águas a jusante da barragem, no rio Guandu.
2008 a 2012
Nossa atuação em planejamento urbano abrange a realização de levantamentos e registros físicos e socioeconômicos com diferentes propósitos, além da elaboração de projetos de urbanização e implantação de equipamentos destinados a comunidades de menor renda, com o objetivo de promover sua evolução em bairros organizados, dotados de infraestrutura completa e integrada.
A seguir, destacamos os principais projetos concluídos e em andamento pela Agrar, considerando suas áreas de atuação: Cadastramento, Avaliação, Estudos e projetos.
Prefeitura do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – RJ
Elaboração de projetos urbanísticos e arquitetônicos para urbanização de assentamentos em comunidades do bairro de Santa Teresa, no município do Rio de Janeiro – Agrupamento 3 do Programa Morar Carioca.
De junho de 2012 a agosto de 2020
Prefeitura de Niterói
Rio de Janeiro – RJ
Execução de Laudos de Avaliação para determinar o valor de Mercado de Terrenos e Unidades Habitacionais nas comunidades de Capim Melado, Vila Ipiranga, São José e Igrejinha no Bairro do Caramujo, inseridas no Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS) para a Prefeitura de Niterói.
De agosto a novembro de 2021
Prefeitura do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – RJ
Topografia; Atividades de Comunicação; Selagem; Pesquisa Fundiária; Projeto de Regularização; Cadastro Técnico Imobiliário; Auto de Demarcação; Planta de Reconhecimento de Logradouros; e Instrumento Jurídico de Titulação.
Início em novembro de 2024 (em andamento)
Prefeitura do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – RJ
Topografia; Atividades de Comunicação; Selagem; Pesquisa Fundiária; Projeto de Regularização; Cadastro Técnico Imobiliário; Auto de Demarcação; Planta de Reconhecimento de Logradouros; e Instrumento Jurídico de Titulação.
Início em novembro de 2022 (em andamento)
Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
Paramirim e Érico Cardoso, no estado da Bahia
Caracterização do Empreendimento, Aspectos Legais, Diagnóstico Ambiental, Definição das Unidades Homogêneas Ambientais, Proposição de Programas e Zoneamento.
Maio de 2022 a Abril de 2023
Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Prefeitura de Niterói (SMARHS)
Niterói – RJ
Coordenação geral das atividades de produção de mudas em viveiros e de restauração ecológica nas áreas de mata atlântica, restinga, manguezal e ilhas do município. Elaboração de relatórios técnicos e gerenciamento junto ao órgão financiador (BNDES).
2019 a 2023
Feema – BID
Rio de Janeiro – RJ
Definição da área de abrangência do Plano, Caracterização das Sub-bacias Contribuintes, Diagnóstico Socioambiental, Definição de Diretrizes e Metas de curto, médio e longo prazos e Proposição de Ações para reduzir a ocorrência e a extensão de eventos extremos.
2003 a 2005
Noronha / Secretaria de Agricultura e Assuntos Fundiários do Estado do Mato Grosso (SAAF – MT)
Regiões Norte e da Chapada dos Parecis – MT
Diagnóstico Agropecuário, Caracterização Socioeconômica e Demográfica, Planos Agrícolas.
Estimativas de Benefícios e Priorização de Áreas.
2001 a 2002
Consórcio Magna-Dam-Eyser / Ruralminas
Bacia do rio Paracatu, no estado de Minas Gerais
Formulação de alternativas de ações de desenvolvimento e apoio visando o controle hidrológico-florestal e a conservação ambiental da bacia. Elaboração dos programas de instrumentação e monitoramento ambiental, de adequação da base institucional e dos instrumentos legais e de participação social.
1997 a 1998
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
Bahia – BA
Elaboração de estudos socioeconômicos e de organização e gestão e diagnóstico da agropecuária regional. Estudos de Tarifas, Definição de Módulos de Produção, Análise Incremental, Avaliação Econômico-Financeira e Testes de Sensibilidade.
1991
A atuação da Agrar no segmento de Projeto Técnico Social vem se consolidando nessa última década.
Entre os trabalhos desenvolvidos destacam-se o acompanhamento social da execução de obras tendo em vista a mitigação dos impactos negativos junto aos territórios e populações beneficiados e a execução de ações inerentes aos processos de reassentamento populacional.
A trajetória da Agrar nesse segmento tem se ancorado no fortalecimento das parcerias institucionais, agregando profissionais e recursos que potencializam efetivamente as ações desenvolvidas nos territórios.
Instituto Estadual do Ambiente – INEA do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro
Trabalho Técnico Social para apoiar o INEA nas ações de reassentamento e realocação de 560 famílias nos empreendimentos Santo Antônio e Maria Pitella envolvendo cinco eixos: mobilização e comunicação; geração de trabalho e renda; reassentamento; suporte às ações do trabalho social; e avaliação e monitoramento das ações.
De agosto de 2019 a junho de 2023
SSP – Transmissora de Energia S.A. / ANEEL.
Cachoeira de Macacu, Itaboraí, São Gonçalo e Tanguá, no estado do Rio de Janeiro
Implementação de um Programa de Reassentamento Involuntário de famílias afetadas com a faixa de servidão da LT 345KV – Venda das Pedras – Sete Pontes C1 e C2 (CD) – Lote 02 do Leilão de Transmissão ANEEL 01/2021 – Instalações de Transmissão: LT 345 kV Venda das Pedras – Sete Pontes, C1 e C2, CD; LT 345 kV Comperj – Venda das Pedras, C1; SE 345/138 kV Sete Pontes.
De agosto de 2024 a maio de 2025
Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro – RIO ÁGUAS
Rio de Janeiro – RJ
Mobilização, reuniões de apresentação e de final de obra, atividades de comunicação, execução de plantões sociais fixos e itinerantes, realização de oficinas, cursos e palestras socioambientais, constituição e acompanhamento das Comissões de Obra.
De setembro de 2017 a junho de 2022
Instituto Estadual do Ambiente – INEA do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Duque de Caxias, Belford Roxo e Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro
Mobilização, reuniões de apresentação e de final de obra, atividades de comunicação, cadastramento, vistoria técnica, avaliação e negociação de benfeitorias, acompanhamento da desocupação, execução de plantões sociais fixos e itinerantes, realização de oficinas e palestras socioambientais, constituição e acompanhamento das Comissões de Obra, nãos territórios do Jacarezinho, Viegas/Registro, Calombé, Roncador e Dois Irmãos.
Início em janeiro de 2023 (em andamento)
Iniciamos nossa atuação com a caracterização e o diagnóstico dos sistemas naturais e, ao longo do tempo, ampliamos nosso trabalho para incluir a identificação, avaliação e monitoramento de impactos, além do planejamento ambiental e do uso dos recursos naturais, com assessoramento em processos de licenciamento.
Também desenvolvemos levantamentos de passivos ambientais, programas e planos institucionais voltados à gestão dos recursos naturais, assim como projetos de educação ambiental. Nosso objetivo é difundir conceitos de preservação, promover o tratamento adequado de materiais e resíduos e apoiar a implantação e a operacionalização de Centros de Referência.
Veja alguns de nossos projetos:
Interligação Elétrica do Madeira S/A (IE Madeira)
Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo
Serviços de fiscalização dos trabalhos na área ambiental (EIA/Rima e PBA) e na área fundiária do trecho III da LT, bem como a logística para a distribuição do EIA/Rima aos municípios envolvidos e para a organização das Audiências Públicas. Durante a etapa de obras, prestamos serviços de apoio à Negociação Fundiária para Instituição da Faixa de Servidão Administrativa e executamos os Programas de Gestão Ambiental, Comunicação Social, Educação Ambiental (envolvendo Diagnóstico Socioambiental Participativo), Educação Ambiental para os Trabalhadores, Apoio às Comunidades Quilombolas (envolvendo Diagnóstico Socioambiental Participativo), Levantamento de Cavidades Naturais Subterrâneas, Monitoramento de Flora e PBA Indígena. Executou também o Inventário Florestal das Variantes Votorantim e P85, bem como o Programa de Comunicação Social das Linhas de Eletrodo e dos Eletrodos de Terra de Rondônia e de São Paulo. O empreendimento obteve a licença ambiental de operação (LO) do Ibama.
2011 a 2015
Eletronorte Eletrobras
Porto Velho – RO
Elaboração de Relatório de Controle Ambiental (RCA), Plano de Controle Ambiental (PCA), Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e Efluentes (PGRCC-E), Inventário Florestal, Avaliação do Potencial Malarígeno, Programa Ambiental de Controle da Malária (PACM), Relatório e Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA e PAIPA), Gestão Ambiental, Supervisão Ambiental das obras e execução dos Programas Ambientais, com obtenção das licenças ambientais prévia (LP), de instalação (LI) e de operação (LO), além de Autorizações de Supressão de Vegetação (ASV), junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEDAM/RO), bem como a regularização dos empreendimentos junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), à Prefeitura Municipal de Porto Velho e demais órgãos e instituições intervenientes.
2022 a 2025
Governo do Estado do Rio de Janeiro / Concessionária Rio Barra (CRB)
Rio de Janeiro – RJ
Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e do Projeto Básico Ambiental (PBA), participação em audiências públicas e das obras de construção da linha 4 do Metrô da Cidade do Rio de Janeiro, com obtenção das licenças ambientais prévia (LP) e de instalação (LI) junto ao INEA. Execução dos programas ambientais de Responsabilidade Social, de Educação Ambiental e de Proteção ao Patrimônio Cultural, bem como de serviços de apoio à regularização fundiária, trecho Barra/Gávea.
2010 a 2016
Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (EMUSA)
Rio de Janeiro – RJ
Elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório Ambiental de Meio Ambiente (EIA/Rima) e do Projeto Básico Ambiental (PBA), com participação em audiência pública e obtenção das licenças ambientais prévia (LP) e de instalação (LI) junto ao INEA.
Região Oceânica e bairro de Charitas, em Niterói – RJ
2013 a 2015
Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR)
Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte
Elaboração de Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (EIA/Rima) e do Projeto Básico Ambiental (PBA), em parceria com outras empresas, sendo responsável pelos estudos do Meio Socioeconômico, com participação em audiências e reuniões públicas e obtenção das licenças ambientais prévia (LP) e de instalação (LI) junto ao Ibama.
2001 a 2005
Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE)
Rio de Janeiro – RJ
Elaboração de Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (EIA/Rima) e do Projeto Básico Ambiental (PBA), com participação em audiência pública e obtenção das licenças prévia (LP) e de instalação (LI) junto ao INEA. Elaboração de modelagens matemáticas para previsão de impactos de alagamento de áreas e de melhoria da qualidade das águas a jusante da barragem, no rio Guandu.
2008 a 2012
Nossa atuação em planejamento urbano abrange a realização de levantamentos e registros físicos e socioeconômicos com diferentes propósitos, além da elaboração de projetos de urbanização e implantação de equipamentos destinados a comunidades de menor renda, com o objetivo de promover sua evolução em bairros organizados, dotados de infraestrutura completa e integrada.
A seguir, destacamos os principais projetos concluídos e em andamento pela Agrar, considerando suas áreas de atuação: Cadastramento, Avaliação, Estudos e projetos.
Prefeitura do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – RJ
Elaboração de projetos urbanísticos e arquitetônicos para urbanização de assentamentos em comunidades do bairro de Santa Teresa, no município do Rio de Janeiro – Agrupamento 3 do Programa Morar Carioca.
De junho de 2012 a agosto de 2020
Prefeitura de Niterói
Rio de Janeiro – RJ
Execução de Laudos de Avaliação para determinar o valor de Mercado de Terrenos e Unidades Habitacionais nas comunidades de Capim Melado, Vila Ipiranga, São José e Igrejinha no Bairro do Caramujo, inseridas no Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS) para a Prefeitura de Niterói.
De agosto a novembro de 2021
Prefeitura do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – RJ
Topografia; Atividades de Comunicação; Selagem; Pesquisa Fundiária; Projeto de Regularização; Cadastro Técnico Imobiliário; Auto de Demarcação; Planta de Reconhecimento de Logradouros; e Instrumento Jurídico de Titulação.
Início em novembro de 2024 (em andamento)
Prefeitura do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – RJ
Topografia; Atividades de Comunicação; Selagem; Pesquisa Fundiária; Projeto de Regularização; Cadastro Técnico Imobiliário; Auto de Demarcação; Planta de Reconhecimento de Logradouros; e Instrumento Jurídico de Titulação.
Início em novembro de 2022 (em andamento)
Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
Paramirim e Érico Cardoso, no estado da Bahia
Caracterização do Empreendimento, Aspectos Legais, Diagnóstico Ambiental, Definição das Unidades Homogêneas Ambientais, Proposição de Programas e Zoneamento.
Maio de 2022 a Abril de 2023
Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Prefeitura de Niterói (SMARHS)
Niterói – RJ
Coordenação geral das atividades de produção de mudas em viveiros e de restauração ecológica nas áreas de mata atlântica, restinga, manguezal e ilhas do município. Elaboração de relatórios técnicos e gerenciamento junto ao órgão financiador (BNDES).
2019 a 2023
Feema – BID
Rio de Janeiro – RJ
Definição da área de abrangência do Plano, Caracterização das Sub-bacias Contribuintes, Diagnóstico Socioambiental, Definição de Diretrizes e Metas de curto, médio e longo prazos e Proposição de Ações para reduzir a ocorrência e a extensão de eventos extremos.
2003 a 2005
Noronha / Secretaria de Agricultura e Assuntos Fundiários do Estado do Mato Grosso (SAAF – MT)
Regiões Norte e da Chapada dos Parecis – MT
Diagnóstico Agropecuário, Caracterização Socioeconômica e Demográfica, Planos Agrícolas.
Estimativas de Benefícios e Priorização de Áreas.
2001 a 2002
Consórcio Magna-Dam-Eyser / Ruralminas
Bacia do rio Paracatu, no estado de Minas Gerais
Formulação de alternativas de ações de desenvolvimento e apoio visando o controle hidrológico-florestal e a conservação ambiental da bacia. Elaboração dos programas de instrumentação e monitoramento ambiental, de adequação da base institucional e dos instrumentos legais e de participação social.
1997 a 1998
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
Bahia – BA
Elaboração de estudos socioeconômicos e de organização e gestão e diagnóstico da agropecuária regional. Estudos de Tarifas, Definição de Módulos de Produção, Análise Incremental, Avaliação Econômico-Financeira e Testes de Sensibilidade.
1991
A atuação da Agrar no segmento de Projeto Técnico Social vem se consolidando nessa última década.
Entre os trabalhos desenvolvidos destacam-se o acompanhamento social da execução de obras tendo em vista a mitigação dos impactos negativos junto aos territórios e populações beneficiados e a execução de ações inerentes aos processos de reassentamento populacional.
A trajetória da Agrar nesse segmento tem se ancorado no fortalecimento das parcerias institucionais, agregando profissionais e recursos que potencializam efetivamente as ações desenvolvidas nos territórios.
Instituto Estadual do Ambiente – INEA do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro
Trabalho Técnico Social para apoiar o INEA nas ações de reassentamento e realocação de 560 famílias nos empreendimentos Santo Antônio e Maria Pitella envolvendo cinco eixos: mobilização e comunicação; geração de trabalho e renda; reassentamento; suporte às ações do trabalho social; e avaliação e monitoramento das ações.
De agosto de 2019 a junho de 2023
SSP – Transmissora de Energia S.A. / ANEEL.
Cachoeira de Macacu, Itaboraí, São Gonçalo e Tanguá, no estado do Rio de Janeiro
Implementação de um Programa de Reassentamento Involuntário de famílias afetadas com a faixa de servidão da LT 345KV – Venda das Pedras – Sete Pontes C1 e C2 (CD) – Lote 02 do Leilão de Transmissão ANEEL 01/2021 – Instalações de Transmissão: LT 345 kV Venda das Pedras – Sete Pontes, C1 e C2, CD; LT 345 kV Comperj – Venda das Pedras, C1; SE 345/138 kV Sete Pontes.
De agosto de 2024 a maio de 2025
Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro – RIO ÁGUAS
Rio de Janeiro – RJ
Mobilização, reuniões de apresentação e de final de obra, atividades de comunicação, execução de plantões sociais fixos e itinerantes, realização de oficinas, cursos e palestras socioambientais, constituição e acompanhamento das Comissões de Obra.
De setembro de 2017 a junho de 2022
Instituto Estadual do Ambiente – INEA do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Duque de Caxias, Belford Roxo e Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro
Mobilização, reuniões de apresentação e de final de obra, atividades de comunicação, cadastramento, vistoria técnica, avaliação e negociação de benfeitorias, acompanhamento da desocupação, execução de plantões sociais fixos e itinerantes, realização de oficinas e palestras socioambientais, constituição e acompanhamento das Comissões de Obra, nãos territórios do Jacarezinho, Viegas/Registro, Calombé, Roncador e Dois Irmãos.
Início em janeiro de 2023 (em andamento)